segunda-feira, 24 de julho de 2017

Adolescência Infantil

Como Lidar Com Um Adolescente De 1 Metro de Altura Em Casa?


Oi meus bens! Tudo bem com vocês? Tudo certinho? 

Hoje o assunto pode parecer meio diferente para uns ou bem comum para outros...

O fato é que de certa forma, tenho duas adolescentes em casa! Sério! Tenho uma adolescente que vai fazer 4 anos e uma que vai fazer 17 anos. É claro que as duas possuem uma diferença muito grande de idade, mas eu juro que elas estão na adolescência e me deixando LOUCA!

Já vou começar dizendo que sei bem que cada criança se desenvolve de maneira e em tempos diferentes, logo, tudo que vou falar aqui é algo extremamente particular.

Minha dramática adolescente de quase 4 anos

Se você já é mãe ou possuí crianças em casa, você já deve ter escutado falar que existe a adolescência infantil. Bom... Eu sabia disso, mas ainda assim "apanhei" e continuo na sofrência com a Bia! 
Algumas crianças passam por isso mais cedo e outras mais tarde, mas a minha está passando agora por essa fase. 

Como saber se seu filho de 3,4, 5 anos virou um adolescente? Isso é simples gente!

A Bia sempre foi uma filha carinhosa, obediente e modéstia a parte, muito educada mesmo! Mas de uns meses para cá tenho notado que ela tem "deixado"de lado algumas coisas pelo simples fato de querer, de precisar, chamar a nossa atenção!

O número de "nãos" aumentou, agora ela se nega a fazer muitas coisas e desafia as "ordens" da mamãe e do papai! Repete os mesmos erros com toda certeza do mundo que está errando. Sabe quando a criança faz a arte e te olha com aquela carinha de que sabe que está errado, mas continua a fazer? 

Como consequência, sem querer, acabamos brigando mais vezes com ela e aumentando o número de "castigos" e "proibições", gerando mais estresse para todos os envolvidos! 

Percebendo isso, resolvi estudar um pouco mais sobre essa fase para tentar entender o motivo e com isso administrar da melhor forma possível!

Li muitos textos de terapeutas/psicólogos e aprendi que a criança faz tudo isso na tentativa de se tornar independente, individual... É uma fase onde a criança descobre que pode "controlar" o próprio mundo!



Daí meus caros! É a hora certa de mostrar para seus pequenos que nem tudo na vida é como a gente quer!É a hora de colocar limites, de negar as vontades da criança quando necessário! Hora de ter pulso firme, explicar as regras e manter a calma, embora seja difícil na maioria das vezes!


Não se esqueça de que esse é um trabalho que deve ser realizado em equipe! Seja ela composta de pai e mãe, mãe e avós... Os responsáveis devem estar juntos e assumirem juntos essa tarefa!

Uma coisa errada que faço as vezes e depois fico me "estapeando" é quando terceirizo o meu papel de educar! Como faço isso? 

"Biaaaa! Fica perto da mamãe se não o bicho papão vai passar e te levar embora!"

"Biaaaa! Se você não juntar esses brinquedos eu vou chamar o seu pai!"

"Biaaaanncaaa! Se você não obedecer o homem do saco vai levar você para longe da mamãe"

Quem nunca né gente? Você está no shopping, tentando escolher uma roupa para criaturinha e ela não para perto de você, resolve ficar correndo pela loja e você com receio de acontecer algo ruim a ela, a ameaça dizendo que o bicho vai pegar!

Mas isso é muito ruim sabia? Fazendo isso, você vai passar uma imagem equivocada para a criança, vai mostrar a ela que você não sabe administrar a situação e com isso, precisa chamar alguém para resolver! Sua credibilidade vai ao chão!

Eu acredito que o medo seja importante e que a criança deva sim sentir medo, pois com isso ela vai deixar de fazer certas coisas, por saber que a consequência de fazer coisa errada, não é boa.

Então, tente assim como eu, substituir essas frases, por outras mais explicativas e realistas! Os exemplos que vou usar, aconteceram e acontecem de verdade viu gente?

"Bia! Se você não ficar perto da mamãe e aparecer um homem malvado, querendo levar você embora, a mamãe não vai conseguir proteger você! Por isso a mamãe não quer que você fique longe e se você não obedecer a mamãe, eu vou segurar a sua mão e você não vai mais poder andar sozinha como uma mocinha!"

"Bia! Se você não juntar esses brinquedos agora, a mamãe vai ficar muito brava, pois não é justo você fazer a bagunça e não guardar as coisas depois! Se não juntar da próxima vez que você quiser brincar com eles, eu não vou deixar"

- Veja que eu explico o motivo pelo qual ela deve me obedecer, o motivo que me chateia, me preocupa ou me deixa brava e a possível consequência se ela desobedecer! Claro que ela chora, as vezes grita, as vezes faz de conta que não me ouve, mas daí é preciso ter pulso firme!

As consequências do desobedecimento,  seja um castigo, colocar para pensar no que fez ou um tapa no bumbum, vai depender da situação e de como você optou por educar o seu filho. O ideal é evitar a agressividade, a perda do controle emocional e que seu filho já saiba das possíveis consequências caso lhe desobedeça! 

Por isso ao dar uma ordem, ao pedir algo para a Bia, se antes mesmo de eu terminar de pedir, já perceber sinais de desobediência, logo falo da possível consequência, caso ela não me obedeça.


As vezes, ela tem crises de histeria e com isso o Filipe e Eu também ficamos nervosos, lógico! Quais pais não ficam nervosos com um filho gritando, chorando, berrando, ainda mais em público?

Ela não é do tipo que se joga no chão, mas quando contrariada, chora, como se eu tivesse batido nela! Todos ficam olhando, mas apenas quem não tem filhos me julga claro! Quem tem filhos, mesmo que a criança seja um poço de tranquilidade, em algum momento da vida, chorou em público! E isso foi outra coisa que eu aprendi! Quando estou em público e preciso repreender a Bia, NÃO LIGO PARA O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR!

E se você amolecer porque está em público, pode ter certeza de que seu filho vai "sacar" isso na hora e vai sempre utilizar contra você! 

As crianças são mais espertas do que você imagina!

A Bianca é uma atriz nata! Quem conhece sabe! A Bichinha tem o dom de fazer o drama mais mexicano que eu já vi na vida! Se eu cair no drama, estou perdida!

Outra coisa muito importante e que deve ser evitada é a barganha, ou seja, ato de prometer algo em troca de obediência! 

Esse é um erro muito comum, mas que eu acredito não cometer com frequência, afinal, fui criada em situações mais difíceis financeiramente falando e com isso não cresci com esse costume! Mas muita gente cresce acostumado assim não é mesmo? Já viram os adultos que se tornam? Isso é muito ruim!

"Se você obedecer o papai, o papai vai levar você ao parque!"

"Se você juntar esses brinquedos, a mamãe vai te dar uma surpresa!"


O bom comportamento deve existir sempre! Independente de qualquer coisa! Afinal, nem tudo nessa vida é a base de troca e o seu pequeno deve entender isso desde sempre para não crescer esperando sempre algo em troca das pessoas e situações!

Sei que para muitos pais, isso tudo é "balela"! Sei que para alguns, parece história de pescador, mas juro que tem funcionado muito bem aqui em casa!



E na casa de vocês? Tem algum adolescente? Me contem o que acharam do post ai nos comentários! O feedback de vocês é super importante para mim! Eu leio sempre a todos os comentários aqui do Blog, assim como lá do YouTube também!

Aproveitando, convido vocês a conhecerem meu Canal no YouTube e vou deixar aqui um vídeo que gravei com a minha BiBi danada! Rsrs



UM SUPER BEIJO E ATÉ A PRÓXIMA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dicas e sugestões para o blog e farei o possível para atendê-los!!!! Bjos Tchau.